Conforto e economia no centro de Torres - RS

Telefone 51 36641588 - 51 36642580 / Whatsapp 51 9 98865001

O Festival Internacional de Balonismo é realizado pela Prefeitura de Torres, através da Secretaria Municipal de Turismo, o festival tem a empresa Air Show responsável pela organização técnica. Este ano, o maior Festival de Balonismo da América Latina acontece de 30 de abril a 3 de maio, no Parque do Balonismo. Uma média de 45 balões irão colorir os céus da Mais Bela Praia Gaúcha.

Para 2015, a arena de shows será deslocada e retirada do centro do parque, dando maior espaço para a circulação de público e atividades paralelas. Serão 56 estandes para a feira comercial mais 15 espaços gastronômicos na praça de alimentação e institucionais. Uma estrutura de aproximadamente 4 mil metros será erguida no Parque do Balonismo. A 27 edição já tem a presença confirmada do vice-campeão mundial de balonismo, o alemão Uwe Schneider.

A primeira edição, em 1989, aconteceu por acaso. Durante os preparativos da II FEBANANA, os organizadores resolveram inovar colocando alguns balões para divulgar o evento. O interesse do público foi tão grande que, em outubro do mesmo ano, surgiu o 1º Festival Sul Brasileiro de Balonismo em Torres. Somente em 2000 o evento ganhou o status de Festival Internacional de Balonismo.

Com a participação de 10 balões, a 1ª edição do festival foi um verdadeiro sucesso, chamando a atenção por se tratar de um evento inédito no sul do país. Realizado anualmente no Parque do Balonismo, o festival é uma das principais atrações de Torres, além da mais tradicional. A cada ano, o número de balões, balonistas e público aumenta. Na 3ª edição, ocorreu o número recorde de balões (22) até então e de público (25 mil pessoas), atraídos especialmente pela chegada de helicóptero do Coelhinho da Páscoa e pelo Balão da Xuxa, que pela primeira vez se apresentou em Torres. Em 2014, cerca de 150 mil pessoas assistiram as provas dos 33 participantes.

Diversas provas são disputadas pelas equipes de balonistas, como a Caça a Raposa, Até a Linha, Distância Mínima, Distância Máxima, Cotovelo, Fly Inn e Prova do Mastro, a mais famosa por ser uma competição que oferece ao vencedor um carro 0Km. Balonistas de todas as partes do mundo já estiveram na cidade para o festival, como Alemanha, Austrália, Suiça, Espanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra, França, Estados Unidos e outros.

- Na 4ª edição do evento, em 1992, o paulista Leonel Brites realizou a façanha de apanhar as chaves do carro 0 km oferecido como prêmio na Prova do Mastro. A chance desta prova ser concluída é de apenas uma em cada 100.

- Em 1993, Lincoln Freire realizou um voo pendurado num balão em forma de lata da Skol, fato inédito na América do Sul até então.

- Em 1994, o Programa Jornal do Almoço, da RBS TV, foi realizado ao vivo, direto do evento, durante a abertura da 6ª edição. O show nacional da banda Só Para Contrariar foi a outra grande atração do evento.

- No 7º Festival de Balonismo, o público assistiu ao casamento do piloto paulista Eduardo de Melo com a torrense Patrícia Pompermaier, dentro de um balão semi-inflado. No mesmo ano, dois balões foram levados para o mar. Os tripulantes foram resgatados por um helicóptero da Brigada Militar.

- No festival de 1997, 9ª edição, além da presença de 30 balões – as estrelas da festa, provenientes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina, Uruguai, França e Inglaterra, o evento contou com diversas atrações paralelas. Shows com as bandas Titãs e Negritude Júnior, paraquedismo, acrobacias aéreas, espetáculo pirotécnico, Night Glow (dança dos balões iluminados, ao som da 9º Sinfonia de Beethoven) e a realização da Mostra Regional de Turismo, do 1º Expo sul (mostra de móveis, decoração e serviços) e das Feiras de Vestuários Outono/Inverno e da Construção Civil.

- Na 10ª edição, o vento voltou a pregar peça nos balonistas, levando novamente um balão em direção ao mar, assustando piloto e auxiliar. O balão chegou a entrar cerca de 500 metros mar à dentro. Neste mesmo ano, o balonista Ricardo Free e seu companheiro, João Batista Rosa, conseguiram repetir a façanha de Leonel Brites, pegando a chave de um carro 0 km na Prova do Mastro. Os shows de Elba Ramalho e Leandro e Leonardo foram à sensação do evento, que contou também com a realização paralela do 1º Encontro Nacional de Pipas, com distribuição de cinco mil “kits pipas” para os participantes do evento, que aprenderam a montar e empinar pipas.

- O acontecimento de Festival de Balonismo em anos consecutivos, se dá somente em mais dois lugares do mundo, Albuquerque, no Novo México, e Chateau D’Ouex, na Suíça.

Segundo a Federação Aeronáutica Internacional, o balonismo é o esporte aéreo mais seguro do mundo há mais de vinte anos, em função de o balão ser constituído por um material feito com tecnologia espacial aplicada a aeronáutica.
 
Por ser o mais seguro, não exige o uso de pára-quedas. A segurança do balão começa pelo material com o qual é feito, passando pela resistência de seus componentes como o envelope, cordame, cesto, maçarico, botijão de gás, que são fabricados para suportar nove vezes a exigência normal, além de se ter um limite de segurança quanto a velocidade dos ventos para poder se decolar um balão. As velocidades são de até 25 km/h, e para balões em formatos especiais o limite do vento é de 15 km/h.
 
O envelope do balão é feito com o tecido nylon. Este tecido recebe um tratamento especial contra a propagação do fogo. Os cordames são de kevlar, um material que não queima, não conduz eletricidade, não apodrece e cada um deles, com a espessura de um cordão de sapato, suporta 600 quilos de peso. A boca do balão é revestida de nomex, material que retarda o fogo e impede que se propague. 
 
O cesto, preso ao balão por quatro a oito cabos de aço, carrega quatro botijões de gás e geralmente tem espaço para no máximo três adultos, num total aproximado de 300 quilos. Mas, cada um desses cabos agüenta uma tonelada. O gás utilizado é o propano e não o hidrogênio que era usado no dirigível de Hindenburg (que pegou fogo na década de 30).
 
Reviw on bokmaker Number 1 in uk William Hill Bonus by w.artbetting.net
Free Themes & Templates
http://artbetting.net/